Paula Peleja
08 Informações que você precisa saber sobre o PIX
Atualizado: 10 de mar.

Você aí sabe o que é PIX? Como ele vai funcionar?
Nós do Vovó Hi-Tech fizemos este post especial para explicar pra você 08 informações importantes que você deve saber sobre o PIX.
01 - Uma nova forma de fazer transferências eletrônicas.
O PIX é o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos que deve substituir o TED e o DOC.
Ou seja, uma nova forma de você fazer pagamentos e receber. Mais uma alternativa que promete deixar DOC e TED obsoletos.
02 - Ele vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.
Não importa o horário, com esse novo sistema você não precisa se preocupar com o horário, nem se é final de semana ou feriado. Uma super comodidade pra quem precisa receber e pagar algo.
03 - Você consegue transferir para um amigo ou para uma empresa.
Como dito anteriormente, uma nova forma de usar o seu dinheiro. As empresas poderão usar o PIX como uma nova forma de pagamento.
04- Você não precisa dos dados bancários das pessoas/empresas para transferir o dinheiro.
Chega de ficar memorizando ou salvando os dados bancários das empresas/pessoas na hora de transferir dinheiro, o PIX usa a "chave" para realizar transferências
05 - Cada pessoa/empresa precisa configurar uma CHAVE.
Essa chave precisa ser cadastrada dentro da instituição bancária de sua preferência e que ofereça esse tipo de serviço.
A sua CHAVE pode ser:
- Número do telefone
- CPF/CNPJ
-QR Code Dinâmico ou Estático
-Chaves (EVP): sequência de números, símbolos e letras
06 - Não precisa baixar nenhum aplicativo
Por se tratar de um sistema de transferência, não é preciso baixar nenhum aplicativo para usar o PIX. Os pagamentos/transferências poderão ser feitas dentro do aplicativo/instituição bancária que você escolher.
07 - Precisa fazer o cadastro da CHAVE.
Você poderá fazer o cadastro nos bancos, aplicativos de pagamento, aplicativos de pagamento, corretoras de criptomoedas e demais fintechs irão disponibilizar o cadastro nos seus respectivos aplicativos ou sites.
08- As taxas são impostas pelas instituições bancárias
Qual o preço?
O PIX é muito mais barato para as instituições financeiras em comparação com o TED e o DOC. Enquanto as transferências tradicionais custam de seis a sete centavos, o PIX irá cobrar apenas um centavo a cada 10 transações. Há também preços diferentes para pagamentos agendados ou para liquidações durante a madrugada.
O Banco Central, no entanto, deixará livre para cada instituição definir se e como repassará esse custo aos clientes. Como meio de tranquilizar o cidadão, o Banco Central avisa que irá monitorar eventuais violações ao direito do consumidor por conta de cobranças abusivas.
Informações coletadas do site: Techtudo e Finnet
Gostou? Deixe seu comentário abaixo.
Confira nossas redes:
Agende sua aula personalizada: