• contatovovohitech

5G: O que é e como funciona

Atualizado: 3 de ago.



Rede desenvolvida com objetivos ambiciosos e evolucionários. A quinta geração de internet móvel no Brasil.


Chegando no mercado para possibilitar conexões móveis mais velozes. Estabelece uma rede de alta velocidade para os mais variados dispositivos inteligentes e fornece comunicação à distância com o mínimo de latência em tarefas que exigem alta precisão. O futuro está mais perto do que se imagina.



Mas o que é a 5G?

5G é o nome dado para a quinta geração de redes móveis, onde os smartphones, tablets e outros dispositivos inteligentes terão acesso à internet. A atualização das nossas famosas 4G, 3G e etc.


A nova tecnologia promete entregar taxas de dados estabelecidas entre 10 gigabit por segundo (Gbps) e 20 Gbps (basicamente de 10 a 100 vezes mais veloz que a 4G) ao usar melhor as faixas de ondas de rádio no espectro de ondas eletromagnéticas (onda também usada pelo Wi-Fi, Bluetooth e TV aberta, por exemplo).


O 5G trabalha com grandes frequências, ou seja, emite mais ondas no espaço de 1 segundo. Quanto mais ondas, mais informações são enviadas em um mesmo período.



3 objetivos-chave da 5G:

  • Velocidade de dados muito mais rápida: atualmente as redes 4G atingem velocidades de download com picos de 1 Gbps (mesmo na prática sendo controverso). Com o 5G, a velocidade aumentaria para 10 Gbps ou muito mais.

  • Latência reduzida: primeiro, “latência” refere-se ao tempo gasto por um dispositivo para enviar dados a outro. O 4G traz uma taxa de latência de 50 milissegundos, mas o 5G quer reduzir isso para cerca de um milésimo de segundo.

  • Um mundo mais conectado: a internet cresce cada vez mais e exige uma rede capaz de suportar bilhões de dispositivos conectados. O 5G tem como objetivo fornecer capacidade e atribuir largura de banda para atender às necessidades das aplicações e usuários.

Na prática geral, usando um exemplo simples, o 5G poderá realizar o download de um filme em HD com 8 Gb em apenas seis segundos.



E o 5G no Brasil?

O 5G estreou aqui no Brasil em julho de 2022, com o começo das operações pela Claro, Tim e Vivo em Brasília, trazendo uma cobertura de 80% na cidade. A ideia é cada vez mais implantar a tecnologia nas demais capitais do país. A principais que se encontram na lista são: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, para os meses seguintes.


A 5G e também está conectada ao Metaverso, mas você sabe o que é METAVERSO? Cique aqui e descubra!




Gostou? Deixe seu comentário abaixo.


Confira nossas redes:

Instagram YouTube Facebook


Agende sua aula personalizada:

(61) 9 9225-0416

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo