• contatovovohitech

Dia do Consumidor: 7 Dicas para economizar nas compras

Atualizado: 17 de mar.



O que é o Dia do Consumidor?

Você pode se perguntar,

é a data com o objetivo de celebrar os direitos do consumidor.



Como ela surgiu?


Em 15 de março de 1962, o presidente dos Estados Unidos da época, John F. Kennedy liberou uma mensagem ao Congresso norte-americano expressando preocupações a respeito dos direitos do consumidor. Reforçando que o consumidor deveria ser valorizado e exigia ações específicas para tal. Mas a data só veio ser reconhecida em 1983, onde o ativista Anwar Fazal, presidente da Organização Internacional da União dos Consumidores (hoje conhecida como Consumers International), decidiu transformar a data da carta de Kennedy em uma comemoração.


Estabelecida a data, a Consumers International, governadores e associações aproveitam para defender os direitos da população, enquanto lojas e comerciantes usam para distribuir descontos e promoções.


No Brasil a data ganhou uma forma maior no cunho comercial. Que o Brasileiro ama uma promoção não tem como discordar, e é exatamente por isso que separamos essas dicas para ajudar você na hora das suas compras. Saber gastar é importante!



7 Dicas para economizar e ter um consumo saudável


01. Trabalhe com listas e elimine gastos supérfluos


Ter definido suas prioridades faz a diferença. Crie listas ou notas indicando o essencial, com os custos se elevando cada vez mais é importante ter essa atenção.



02. Evite comprar por impulso


Na realidade são muitas opções de produtos chamativos aos olhos, com preços diversos ou convidativos, mas você deve sempre se perguntar “Isso é mesmo necessário?”.

Tenha planejamento e autocontrole para discernir o necessário e proveitoso do escolhido pelo calor do momento.



03. Fuja de gastos maiores do que ganha


Uma dica que parece até óbvia, mas que muitos esquecem ao verem o cartão de crédito. A possibilidade de dividir uma compra pode ser perigosa, a ilusão de que seu poder aquisitivo cresceu pode trazer no fim somente mais despesas.

Sempre analise, confira juros, quantidades de parcelas e valores antes da efetuação.



04. Defina um orçamento e se possível, compre à vista


Tenha um orçamento e registre os valores para não ser pego de surpresa. Esteja um passo à frente. Dessa forma você terá dimensão do que pode ou não gastar. Opte pelo pagamento à vista, ele traz vantagens de negociação, auxilia no controle financeiro, preços e condições melhores.



05. Verifique a qualidade e validade dos produtos


Não adianta gastar com coisas que serão descartadas rapidamente. Tenha atenção na validade e qualidade, a longevidade e usabilidade do produto devem ser priorizadas. Faça valer seu investimento, compre de marcas e lojas confiáveis e de boa procedência.



06. Documente tudo


Exija comprovantes, notas ou recibos. Essas comprovações são mais do que simples papéis, te asseguram os seus direitos em qualquer caso de mal-entendido, reclamação, troca, devolução, cobrança indevida, entre outros. É a sua proteção.



07. Conheça os direitos do Consumidor


É essencial que você conheça seus direitos. Leia o Código de defesa do Consumidor, nele você terá todas as informações sobre garantias, prazos, notas fiscais, controle de qualidade, desistências, dentre outras.

Como consumidor, fique atento aos prazos e às políticas de troca e devolução e, quando necessário, entre em contato com o Procon.





Com essas dicas, planeje-se e gaste da melhor forma possível sem medo de ser feliz.


Aproveite para ler: 05 DICAS para não cair em golpes na internet - WhatsApp




Gostou? Deixe seu comentário abaixo.


Confira nossas redes:

Instagram YouTube Facebook


Agende sua aula personalizada:

(61) 9 9225-0416

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo