• contatovovohitech

Idadismo: o que é e principais estereótipos



Termo que atualmente vem ganhando mais espaço na hora da conscientização contra os vários preconceitos vividos pelas pessoas idosas.


A idade, sem sombra de dúvida, é a primeira coisa que notamos em alguém, seja consciente ou não. Idadismo é o preconceito em relação à idade, surge quando ela é usada de formas para categorizar e dividir as pessoas de maneira prejudicial, desvantajosa e injustiçada.




Na nossa sociedade é muito comum ouvir frases como: “você é velho demais para isso” ou “você não tem mais idade para tal coisa”. Você já deve ter escutado ou reproduzido alguma delas. Pois é, essas frases que parecem simples mostram claramente como o Idadismo é reproduzido. O preconceito pela idade, sobretudo, principalmente em relação as pessoas idosas.


Principais estereótipos causados pelo Idadismo:

  • Fragilidade e vulnerabilidade: Relação que o idoso precisa da ajuda constante para realizar qualquer atividade ou é mais suscetível a doenças.

  • Infantilização: Vistos como “crianças grandes”, o idoso passa a ser tratado de forma diferente assimilando com cuidados infantis.

  • Atrasado ou ultrapassado: O comportamento de deduzir que a pessoa idosa não é capaz de usar tecnologias, realizar multitarefas, ter dificuldade para aprender novas habilidades, se especializar ou se reinventar.


Pensando neste grande tema o Sesc-DF lançou um e-book falando sobre a Intergeracionalidade e junto da importância de debates em torno da prevenção ao Idadismo. Clique aqui para ler.


Vale dar uma conferida, o trabalho está bem completo, contando até com indicações de filmes e livros populares para a inserção e ambientação do assunto.




Gostou? Deixe seu comentário abaixo.


Confira nossas redes:

Instagram YouTube Facebook


Agende sua aula personalizada:

(61) 9 9225-0416

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo