• Paula Peleja

O medo de aprender

Atualizado: Fev 11




Texto do aluno Osvaldo, feito como parte dos exercícios de treino das aulas do Vovó Hi-Tech.



O Medo é considerado um estado emocional de agitação, inspirado pela presença, real ou pressentida de um perigo concreto. Caracteriza-se por várias alterações no repertório comportamental da pessoa levando-a da fuga ao escondimento e/ou até ao enfrentamento.

Existe o medo real e o não real. O medo real é sempre advindo de uma experiência negativa/traumática causando sofrimento físico e às vezes psíquico também. Já o medo irreal é produto da capacidade da pessoa de criar hipóteses, imagens psíquicas e/ou pensamentos sem embasamento em fatos reais. Por exemplo, pessoas que têm medo do escuro. Pergunto: O que o escuro, em si, tem capacidade de fazer com alguém? Absolutamente nada; mas sua capacidade de criar fantasmas é o que faz da escuridão um verdadeiro inferno.

Aqui falaremos um pouco sobre o medo de aprender.


Foto da aluna: Rosa Pessina 88 anos.


A aprendizagem é um processo que só termina na morte de uma pessoa ou por alterações psíquicas severas que interferem na estrutura cognitiva dela. Logo, a aprendizagem ocorre pela reestruturação do modo de perceber de cada um. Algumas pessoas aprendem mais olhando, outras ouvindo e outras executando, e por aí vai. Não podemos falar de aprendizagem sem falar sobre a disposição e a motivação de cada um em relação aos processos que lhe desafiam. Muitas vezes, o medo de aprender, de nós mais velhos têm como pano de fundo alguns traumas da infância. A grande verdade, pra nossa felicidade, é que “aquele período” passou e hoje nós somos adultos donos de nossas vidas e não podemos mais permitir que o Passado esteja se sobrepondo ao Presente em nossas vidas.


O medo de aprender tem muito a ver com a auto estima também.

Não existe nada que uma pessoa não consiga aprender, desde que queira! Utilizá-lo é outra questão! Está aberto pra aprender e superar obstáculos é a chave pra felicidade.

Ah, e a idade? Hummm... tá se sentindo velho(a) que bom! Significa que você já tem uma história com seus medos e seus acertos. Muitas coisas você aprendeu partindo do medo de não saber, preocupado com sua imagem, né? Medo de ser visto como incompetente! han?


A idade física não deve ser um impedimento; a velhice não é o fim – o fim do caminho é a morte.


Pela forma como estou discorrendo sobre o assunto, te prece que eu sou um coroa, né? Engano seu! Ao longo dos meus setenta anos, com pouco mais de cinquenta eu me permitir lutar contra o medo de aprender, indo pra uma escola de dança aprender a dançar.Tinha vontade de cantar mas tinha medo de, por causa da idade, não conseguir. Hoje eu canto Ópera. Faço curso de pintura em tecido e estudo italiano. Ah, agora na pandemia estou me desafiando também em relação a informática. Minha idade física nunca interferiu de forma negativa em nada!




Olha, sempre que um desafio bater à sua porta, não tenha medo! Ele veio com a finalidade de te tirar da zona de conforto e te colocar num lugar mais alto. Só depende de você! Vamos subir?


Texto do aluno Osvaldo, feito como parte dos exercícios de treino das aulas do Vovó Hi-Tech.


Agora, é com você!

Acesse nossas redes sociais e não esqueça de se inscrever em nosso Canal do Youtube:

▶️ Inscreva-se no canal:

https://www.youtube.com/c/vovohitech/

Baixe nosso E-BOOK 05 DICAS DE COMO USAR O CELULAR grátis http://www.vovohitech.com.br

Agende sua aula virtual personalizada:

https://apptuts.bio/vovohitech


12 visualizações0 comentário
AVATAR-LOGO-NOVA-VOVOHITECH-SITE-01.png
  • FACEBOOK VOVÓ HI TECH
  • INSTAGRAM VOVO HI TECH
  • White YouTube Icon