• contatovovohitech

O que é Metaverso?

Atualizado: 10 de mar.



Utopia que busca tornar o mundo virtual cada vez mais interativo e expansivo.



METAVERSO, a nova realidade que une mundo real e digital de forma integrada. É um ambiente virtual de imersão formado por tecnologias para oferecer experiências através de avatares (personificações virtuais customizadas) ou recursos em locais criados exclusivamente para o universo online.


O que muitos já viram em videogames, livros de ficção, filmes já lançados, se tornara real. Nesse universo pessoas poderão interagir umas com as outras, estudar, trabalhar e viver socialmente por intermédio do que chamamos de avatares 3D. Faremos parte desse mundo virtual não só mais como observadores, revolucionando a forma de nos comunicamos.


O que ele nos proporcionará:

  • Interação entre pessoas e equipes de trabalho em ambientes virtuais da empresa, indo além das videochamadas proporcionando uma sinergia muito maior;

  • Imersão completa em jogos online, ativando meios sensoriais, usando gadgets como óculos de realidade virtual e joysticks;

  • Integração com dispositivos de realidade aumentada, criando ambientes que mesclam paisagens ou objetos reais ao espaço digital;

  • Shows ou lives totalmente virtuais, igualando áudio e vídeo à vivencia física;

  • Comercialização de itens e objetos exclusivos, existentes somente no metaverso.




Mas quando esse termo surgiu?

Em 1992 o escritor Neal Stephenson usa o termo em seu livro de ficção científica “Snow Crash”. Na trama Hiro Protagonist é um entregador de pizzas na vida real, mas no mundo digital um hacker samurai. Stephenson batizou essa realidade virtual de metaverso. Após isso muitos começaram a usar o termo em seus trabalhos tornando-o popular no mundo todo.



Como ele funciona?

Sabemos que mesmo necessitando de equipamentos para acessa-lo, o metaverso não se limita em um tipo específico de tecnologia, mas sim na forma como interagimos no mundo digital.


Trabalhara para provocar sensações sensoriais de intensa imersão. Hoje temos telas planas de celulares, tablets, computadores e televisões, mas a intenção seria substitui-las por experiências tridimensionais. Experiências sem limitações e podendo interagir com objetos e informações variadas. Mesmo assim ainda são suposições, não podemos ter exatidão de uma coisa que está em seu desenvolvimento.


O objetivo é que cada um possa acessar essa nova realidade virtual por smartphones, computadores ou consoles de videogame. Imerso dentro dela, o usuário poderá ser quem quiser ser e fazer o que sonhar ou desejar, talvez voar, pilotar carros e aeronaves supersônicas, dançar com amigos distantes em uma festa, praticar esportes com seu ídolo favorito, e por aí vai...


Vale Lembrar que as Redes Sociais também farão parte desse novo universo, trazendo interações novas e quase reais (clique aqui e descubra o que é uma Rede Social).


Em sua totalidade o metaverso envolvera tudo que vivemos no mundo real, como trabalho, educação, entretenimento e economia. Um novo mundo de possibilidades.




Gostou? Deixe seu comentário abaixo.


Confira nossas redes:

Instagram YouTube Facebook


Agende sua aula personalizada:

(61) 9 9225-0416

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo