• Dany Graziani

Setembro Amarelo: os idosos precisam ser ouvidos!



Você sabe o que é "escuta atenciosa”“?

É ouvir as pessoas de forma empática, buscando compreender a dor do outro e levar acolhimento.


Muitas pessoas pensam que essa tarefa é exclusiva dos psicólogos, mas a escuta ativa que demanda atenção ao outro pode ser feita por qualquer pessoa.


O Setembro Amarelo é o mês de conscientização da prevenção do suicídio e, no contexto do envelhecimento, o assunto aborda a invisibilidade que os idosos passam a sentir à medida que a idade avança.

Assim, o idoso se torna mais propenso aos riscos da depressão, do isolamento social, alcoolismo, transtornos psicológicos, incapacidade física e cognitiva, entre outros.


E o idoso que não se sente incluído digitalmente sofre muito mais com os efeitos dessa invisibilidade social.





O poder de transformação da internet na vida do idoso


Felizmente, a Internet é capaz de devolver a ele o sentimento de pertencimento de grupo e de comunidade, além de criar novos contatos.


Sem contar, que no processo de aprendizagem da tecnologia, muitos idosos com a ajuda da Vovó Hi Tech, encontram novos objetivos de vida, desenvolvem novas habilidades e aumentam, de forma significativa, sua qualidade de vida.


Por isso, aproveite o mês de setembro para conscientizar outras pessoas sobre o assunto e para observar os seus amigos e familiares idosos.


Observe com carinho, dialogue, escute, divida com eles bons momentos. E, não se esqueça de trazê-los para o mundo digital. Isso pode transformar a vida de quem você ama.


O seu familiar idoso merece todo amor do mundo!

5 visualizações0 comentário